terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O início da contrariedade

Imagem tirada do google imagens

Aplausos!!! Aplausos no corredor... Foi isso que eu ouvi?! Um povo batendo palmas para o maior dos eventos..."A Internet", um espaço amplo, que nunca está totalmente cheio e que está sempre em movimento se adequando, se alargando pra dar um jeito de fazer tudo caber... É! Acho que é isso mesmo que estou ouvindo.... Mas....

Com o google até mesmo aquilo que chamamos de "conhecimento" fica colocado a prova. Afinal, o que realmente sabemos? Parte do nosso complemento, das nossas pesquisas são do google. Antigamente, quando eu ainda era pequena e não sabia de alguma coisa, eu perguntava para os meus pais (e esse costume ainda não perdi), e isso ajudou no respeito e admiração que tenho até hoje por eles, aprendi e construi. Então aprendi a ler e procurar nos livros e no dicionário, instrumentos que aos poucos tem se tornado arcaicos.

Não duvido da super utilidade e funcionamento adequado do google, não duvido também que o conhecimento nele adquirido não seja nosso também, como os dos livros, os dos meus pais e do dicionário que também se tornaram meus, a acessibilidade que a Internet trouxe e facilidade de alcance também é esplendoroso, fascinante! No entanto, coloco em dúvida para onde isso tudo está nos levando. O futuro é incerto, o sábio reconhece que a Deus pertence o amanhã, talvez se não houvesse Internet eu colocaria em questão os livros, talvez se minha mente maluca estivesse funcionando desse jeito, mas talvez não, vamos tentar não trabalhar com o incerto.

O certo é que eu não sei nada, será mesmo isso o certo? Penso as vezes que todo conhecimento que chamo de meu é colocado em prova a todo instante, sempre acho que aprendi com alguém, ou já li em algum lugar, afinal conhecimento não é mesmo para chamar de meu, mas de nosso...Conhecimento não é algo de propriedade exclusiva, mas deve sempre ser compartilhado...caso contrário, morre, murcha e de nada tem serventia.

Mas vejo uma sociedade tão acomodada que as vezes me dou o direito de ser "Do contra", pensar em tudo isso com um olhar crítico de quem vê as pessoas se tornando cada vez mais preguiçosas na arte de pensar, (poxa! E eu não estou isenta disso). Não tenho agilidade na hora de fazer contas, mal acostumada com a calculadora, as palavras procuradas no dicionário são digitadas e corrigidas automaticamente, o que estou me tornando? O copia e cola dos jovens, a pouca curiosidade e vontade de aprender, onde isso vai nos levar?

Ainda me vem o comercial e diz que a Internet é boa para os seus filhos porque ela tem: jogos, músicas para baixar, gente pra conversar e informação para ajudar nos estudos dos seus filhos. Ah tá! Claro! Depois de tudo isso que dá para fazer estudar vai sim ser a primeira coisa que seus filhos vão querer fazer. Não! Não vão! Não vão porque não foram educados para isso... São educados para primeiro fazer o que dá prazer a eles, está no sangue, na carne, nos impulsos que não foram controlados, e talvez não tenha sido diferente com você. Me perdoem os que sabem aproveitar bem dessa acessibilidade recebam os congratuletions.

Mas sinto que mais da metade das pessoas não sabem. E então vejo crianças vidradas em joguinhos ao ponto de não saberem mais o que é brincar de pic esconde, ou pega-pega ou qualquer outra brincadeira que o ajude a imaginar e interagir com as pessoas. Iniciando cedo em redes sociais como orkut, face book, twitter, msn, sala de bate papo e colocando cada vez mais suas vidas em risco confiando em gente sem cara, sem rosto, sem identidade verdadeira, crianças ao mesmo tempo que ingénuas, sabida demais para coisas que nem deveria se quer passar em suas cabeças. E então fico esgotada e pergunto a mim mesma se não tenho razões para ficar preocupada...

Não estou aqui contrariando a Internet, o google, seu funcionamento e suas vantagens...Estou contrariando o que estamos fazendo com elas... E temendo porque apesar de boa, a Internet tem se tornado uma "ilha", onde você pode estar sozinho, sem parecer estar, ou no alto de uma montanha como o cara do comercial da NET. Onde tudo que você precisa, parece estar disponível aqui. Mas apesar do seu grandioso espaço, tem muitas coisas que não couberam aqui, coisas importantes demais para serem guardadas em lugares tão fechados, mas que somente você pode me dizer quais são elas. Eu sei as minhas coisas importantes que não estão na Internet, até posso compartilhar que o CALOR DE UM ABRAÇO não cabe aqui dentro e que é para mim algo muito necessário. Pense! Repense! E contrarie sempre que possível, porque esse também é um traço importante e não se esqueçam, por favor, não se esqueçam dessas coisas que dão mais brilho e cor para as nossas vidas.


Agradecimentos: Ao Maúricio de Souza pelas suas histórias tão bem boladas, bem trabalhadas que não apenas distraí, mas permite que as pessoas pensem e que cresçam. A minha prima Sofia que emprestou seu último gibi para que eu lesse. A insónia que me permitiu ter essa ideia maluca... Ao inventor da internet que me permitiu estar aqui hoje questionando o uso da própria. Enfim a todas as pessoas que eu amo e quero bem...^^
TRECHOS DE UMA MATÉRIA NO ESTADÃO SOBRE:
O MOVIMENTO EM PROL DE BRINCAR



"Meninos e meninas estão cada vez mais confinados em condomínios, onde estão supostamente protegidos. Mas acabam sofrendo outro tipo de violência, pois se relacionam sozinhos com a tecnologia", afirma a psicóloga Lais Fontenelle, do Instituto Alana.

Televisão, internet e videogame passaram a ser tranquilizantes, diz Quézia Bombonatto, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia. Distrações que não requerem montagem, bagunça ou sujeira. "Os pais estão perdendo a riquíssima oportunidade de passar tempo com seus filhos. Nem sequer sabem como brincar de massinha. Sentem-se bobos e desajeitados", diz.




http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110116/not_imp666832,0.php

10 comentários:

  1. Minha mãe sempre me falou que eu sou uma pessoa do contra, talvez por eu ser um cara bem detalhista, e às vezes muito exigente, tanto comigo mesmo, quanto com os outros (tenho me esforçado muito para melhorar isso), só que certas caracteríscas nas pessoas são mais difíceis de mudar pois estão diretamente associadas à algumas virtudes. Por exemplo, por muito tempo esse meu detalhismo me atrapalhou me tornando perfeccionista e metódico, mas com o tempo aprendi a direcionar essas características de uma forma diferente em situações que não exigem tanto perfeccionismo, como na música e na poesia, onde a sensibilidade às vezes determina a quebra de regras teóricas e gramaticais, possibilitando um olhar artístico mais amplo e humano. Por isso sempre pensei que as pessoas de uma forma geral não mudam, apenas se adaptam e vão lapidando a personalidade de uma forma a otimizar uma virtude e a equilibrar um defeito, às vezes até, tornando o defeito quase uma vírgula escondida em uma personalidade amadurecida.
    Eu sinto falta desse tipo de reflexão na maioria das pessoas que conheço, é um pouco raro eu ver que além de achar uma idéia ou um texto bonitinho, a pessoa realmente refletiu com aquilo, acho que essas reflexões é uma das coisas que mais ligam eu, você, a Aninha, a Sarah e o Góis. Adoro quando você deixa uns comentários imensos nos blogs, como este que estou postando, seus comentários são cheios de argumentações, novas idéias, reflexões, pontos de vista diferentes e às vezes até contrários, mas pra mim são sempre muito pertinentes.
    Há uma música de um amigo chamado Luís Orione que eu gosto muito que usa essa mesma idéia da frase do Teatro Mágico "Não se acomodar com o que incomoda", acho que o meu amigo a escreveu há mais de 5 anos, mas pra mim até hoje ela é atual, compartilho aqui a letra, se eu achar a música te mando depois também.

    Acidente

    Se eu ouvisse a voz dentro de mim
    talvez mudasse, ao invés de acomodar
    o que nos torna covardes
    é o fato de não enfrentar

    Tudo que se quer,
    lute pra conquistar

    Você me diz que os dias são iguais
    então porque insiste em continuar
    se matar ou morrer não vai fazer
    a menor diferença

    Tudo que se quer,
    e por isso lutar,

    Tudo que se quer,
    lute pra conquistar.

    Há uma música que eu fiz também, muito influenciado por essa idéia de ser do contra, mas principalmente pelas idéias anarquistas que eu lia muito na época:

    Ornitorrinco

    Me disseram que você
    não sabe se virar
    me disseram que você
    precisa de alguém pra te organizar

    Eles não sabem como você fica bem
    Com essa ajuda de mentira que nunca vem

    Se o poder corrompe
    então quem pode nos governar?
    Se o poder consome
    então ninguém vai nos governar!

    Me disseram que você
    precisa trabalhar
    me disseram que você
    precisa de alguém pra te explorar

    Eles não sabem como você é melhor
    sem a desculpa de ter que vender o seu suor

    Se o poder corrompe
    então quem pode nos governar?
    Se o poder consome
    então (eu sei) ninguém vai nos governar!

    Para ouvir a música acima acesse:
    www.myspace.com/labonaoficial

    ResponderExcluir
  2. É mesmo triste a realidade das crianças que deixam de brincar e aprender, para viajar pelo Orkut, Facebook e outros. Mas a criminalidade faz muitos pais incentivarem o uso da internet, pois temem q nas ruas seus filhos entrem em contato com as drogas. Eu mesmo tenho uma tia que comprou um computador e colocou internet para que os filhos não ficassem nas ruas, porém, meus dois primos, 13 e 7, se tornaram dependes da internet, quando não estão no computador estão no vídeo game, e poucas vezes eu os vi brincando com outras crianças ou com brinquedos.
    Hoje posso afirmar com certeza absoluta que toda a minha criatividade deriva das minhas brincadeiras com os meu playmobills quando criança. Me divertia muito e inventava várias histórias, além de interagir com outras crianças. Também agradeço por sempre ter brincado de esconde esconde, pega-pega, entre outras brincadeiras.
    É legal navegar pela internet e jogar vídeo game, mas, se as crianças de hoje soubessem conciliar isso com brincadeiras mais "off-line", não haveria tantos riscos de serem no futuro acomodados.

    ResponderExcluir
  3. Querido Jhonny! Não sei sabe, mas eu gosto de alguns escritos da Clarice Lispector... Não sei explicar direito, mas alguns parecem até meus, mas é dela, é claro! E tem um que li e achei super interessante que tem quase o mesmo sentido do que vc disse acima: "Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro". Defeitos e qualidades se mesclam muito e nem sempre é possível simplesmente arrancá-los de nós. Eu costumo dizer que tenho uma qualidade: Sou persistente...e que tenho um defeito: Sou persistente. Claro que tem outros milhares de defeitos em mim, mas refletir sobre a minha vida é ver certa característica servir tanto para o bem quanto para o mal. Se eu quero muito uma coisa...Eu tento mais de uma vez, com certeza! Mas se essa coisa não é tão boa e tão necessária assim na minha vida, posso gastar horas e horas com uma coisa que na verdade não preciso, entende? Então penso como você, na verdade a gente não muda, a gente lapida nossa personalidade. Acredito sim que por isso nossa afinidade cresce... Quanto mais te conheço, mais te admiro.. Muito obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  4. "Eu tenho que aprender a me controlar" rs... Olha o tanto que escrevi...

    Willian: Em primeiro lugar, nossa! Como você escreve bem! xD Tem blog também?

    Segundo:
    Gostei do seu comentário, por conter nele argumentos equilibrio e parcialidade ^^ Parabéns! É verdade a criminalidade é um dos fatores para o incentivo a criança a mergulhar na internet, entre outros. Mas eu conheço uma pessoa, da mesma idade que eu..que respirava computador, comia computador, dormia computador, sonhava com computador... vidrado no mundo dos jogos. Ele deixou de trabalhar, de estudar, de comer, de sair... enfim, de viver... porque isso não é vida! E isso me assusta! É uma doença. Concordo com vc em tudo q disse, tenho primos pequenos que não tem pratica de BRINCAR "of line" e por mais que os jogos da internet e o tempo gasto nela ajude em muitas coisas: como agilidade, cordenação... sabemos que não é suficiente e que tbm prejudica. O equilibrio é a melhor saída. Com certeza! Mas é algo que se deve buscar sempre...
    Muitissímo obrigada pelo seu comentário, seja sempre bem vindo.

    ResponderExcluir
  5. Ah, falemos sério... Também gostava do Monteiro Lobato. rs.

    Não adianta dizer, os tempos são outros... As mães também não ficam em casa... Todo mundo parece estar de passagem.

    Meu maior medo, vai além da internet. Acho até bom. O mundo está violento. Deve ter uma vantagem toda essa bombardeação de informações...

    O que me mata de medo é.. Estamos criando monstrinhos que só consomem. Eles não quero mais brincar, querem o brinquedo. A aquisição já causa a felicidade... E os adultos são iguais...

    Tomara que isso um dia mude, se Deus quiser... Pra melhor!

    ResponderExcluir
  6. Quando li seu post lembrei dos "Simpsons" onde as pessoas são fascinadas pela televisão. Acho que a internet cai na mesma teia que a tv, lembro de quando eu era moleque as vezes passava o dia inteiro na frente da tv ou jogando vídeo-game, isso não é uma coisa boa, mas vejo uma criançada soltando pipa na rua também com a internet como eu soltava com a tv.
    O que acho é que o modo de usar o meio está muitas vezes equivocado, pois os pais tem que saber controlar um pouco as crianças, já que elas não tem maturidade para saber quando estão exagerando. Eu mesmo as vezes penso sozinho na frente do PC, "é já fiquei tempo de mais, vou sair e fazer alguma outra coisa" mas faço isso por que eu sei o quanto ficar na frente do computador demais pode me prejudicar, ai eu tenho a escolha se quero ficar dentro dessa "ilha" que é a internet, ou nadar em direção ao mundo.

    belo post
    bjão

    ResponderExcluir
  7. Gabi: Concordo com você que a internet tem muita coisa boa a fornecer. E sabe, meu medo também vai além disso... são semelhantes aos seus... "ao monstrinhos que estamos criando". Não acho que seja a ferramenta em sí o problema, mas como a usamos, como nos deixamos ser controlados por elas e deixamos de controlá-las, saca? A mesma idéia de quem está no controle: A TV ou você? Quando vc ver que tá passando porcaria ou que ficou demais na frente da TV...e que ela está atrofiando seus neuroneos..Você vai ter postura pra levantar a bunda do sofá e desligar? É esse tipo de pergunta que tenho na cabeça.

    Góis: Exatamente, a tv, a internet, o video-game todas essas coisas novas e atraentes, elas são boas, divertidas, fazem bem, nos ajudam a exercitar sem nem perceber que estamos. Mas é essa a postura que a gente precisa ter...essa de: Poxa! Já fiquei demais aqui... tenho outras coisas pra fazer. Não nos deixar ser consumidos por isso, como disse a Gabi.

    ResponderExcluir
  8. Ná, é tudo complicado demais, não me dedico ao estudo das relações humanas, tanto com os seus semelhantes, como com as coisas...não entendo disso. Mas é complicado este negocio de deixar tudo ao léu...a infancia mudou,nossos relacionamentos e a maneira de fazê-los também,mas tudo muda mesmo, até onde somos antiquados e até onde os valores se inverteram. Este é o ponto de reflexão. Por que só repetir todos estes pensamentos e dúvidas, porque suas palavras expostas aqui não são novas, apesar de ainda não terem sido respondidas totalmente ainda, não ajuda, o que tem de ser feito é uma verdadeira reflexão sobre nossos preconceitos e nossas atitudes diante do novo mundo.

    Beijos e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  9. Na verdade Nathi...São só pensamentos que alguns compartilham dos mesmos e outros não... Mas para simplificar as questões realmente importantes é essas: "Até onde somos antiquados e até onde os valores se inverteram" (como vc disse) e eu acrescentaria: Até onde nós influênciamos e até onde somos influênciados? Não é a INTERNET que é ruim, nem a TV, nem o videogame... É o como USAMOS ELAS e em que medida... Pode discordar de mim se achar que estou errada...^^ beijinhos!

    ResponderExcluir
  10. Na que legal!!! Parabéns!!! Gostaria eu de escrever tão bem assim... Um dia chego lá... Continue assim e um dia poderá escrever a "História da de Dona Augusta e seus herdeiros".

    Prof. Dr. Mario Nishikawa (o Tio)

    ResponderExcluir